quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Vem chegando o mês da Bíblia


Setembro já está às portas, como diz a linguagem popular. Gosto desse mês. No dia oito celebramos o aniversário de Nossa Senhora (se você não sabia, não se assuste, muitos também não sabem), no dia vinte e nove a festa dos arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael e ele todo é dedicado a Bíblia, a Palavra de Deus.

Em muitas casas que já visitei percebi o número de bíblias servindo como enfeite. Gente, bíblia de enfeite não adianta. Devemos lê-la, colocar em prática o que ela ensina. Sem querer criticar, mas bíblia debaixo do braço também não surte efeito. As palavras não ganham vida por si só.

Se você está rindo pensando que na sua casa tem uma, aproveite que está chegando o mês da bíblia e comece a lê-la. Alguns dão a dica de que é mais fácil começar do Novo Testamento, eu, porém, prefiro começar da ordem cronológica. Se você não entender aqui tem meu blog, e inúmeros outros, sem contar seu pároco e as notas do rodapé. Indico a edição pastoral, numa linguagem mais fácil de ser entendida.

“Evangélicos” dizem que católicos não leem a bíblia. Mentira. Na missa dominical são quatro leituras: Primeira (geralmente o trecho de um livro do AT), Salmo Responsorial, Segunda Leitura (geralmente o trecho de uma carta apostólica) e o Evangelho, que varia conforme o ano (esse é o ano C, evangelho de São Lucas, o de São Mateus é ano A e São Marcos é ano B), nos dias sem ser o domingo são feitas três leituras, supre-se a Segunda (no sábados à tarde pode rezar a liturgia do domingo seguinte). Agora se dizem que não leem em casa, são outros quinhentos. Isso é falta de hábito e desleixamento. Não acredito que uma pessoa não consiga ler a bíblia por não entendê-la (só se for analfabeto funcional). Engraçado, livros de romance nunca ouvir ninguém dizer que são difíceis de ler, ainda mais a série Crepúsculo, da mórmon Stephanie não sei mais o que.

Se você não lê a Bíblia, merece um puxão de orelha. Não sabe o que está perdendo.



Pax Domini!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog católico romano, só serão aceitas postagens que não desacatem a fé de ninguém. Deus o abençoe.